Vereador André Cavalari solicita modificação em protocolo de agendamento nas unidades básicas de saúde e propõe que consultas sejam marcadas por telefone ou WhatsApp

Durante a primeira sessão ordinária de novembro realizada nesta terça-feira, 16, na Câmara Municipal de Dianópolis, o vereador André Cavalari (PATRI), apresentou Indicação ao Executivo Municipal, sugerindo que, por meio da secretaria municipal de saúde sejam estudadas as possibilidades de modificação dos protocolos de agendamento das unidades básicas de saúde, bem como o acolhimento dos usuários no sistema de demanda espontânea.

“Nas últimas semanas temos recebido diversas reclamações de usuários das unidades básicas de saúde, principalmente referente à maneira de agendamento, que obriga os pacientes a formarem filas de madruga para conseguir uma senha e sobre a quantidade limitada à 5 atendimentos por dia (segundo reclamações dos usuários). Outro fator é a delimitação de dias específicos para atender cada tipo de público”. Afirmou Cavalari ao apresentar a matéria em plenário.

Como um usuário poderia decidir o dia e hora em que ficaria gripado ou teria dor de cabeça? Questionou o vereador André.

Ainda de acordo com o parlamentar, “esse tipo situação acaba gerando reclamações e descontentamento da população e precisa ser revisto, adequado de acordo com as capacidades de atendimento das unidades e da disponibilidade de profissionais”.

“É preciso também sanar o problema dos agendamentos, disponibilizando meios e formas fáceis e alternativas, como por exemplo agendamento por telefone e WhatsApp. Para que o usuário agende a sua consulta sem ter de enfrentar filas de madrugada”. Sugeriu o vereador André Cavalari.

Desta forma, indicou o parlamentar à Secretaria de Saúde que faça os estudos de viabilidade técnica, para que dentro das diretrizes do SUS possa estar melhorando e modernizando o atendimento das unidades básicas de saúde.

A matéria foi aprovada pela unanimidade do plenário.

QUARTA, 17 DE NOVEMBRO DE 2021 

https://dianopolis.to.leg.br/vereador-andre-cavalari-solicita-modificacao-em-protocolo-de-agendamento-nas-unidades-basicas-de-saude-e-propoe-que-consultas-sejam-marcadas-por-telefone-ou-whatsapp/